Por meio de uma proposição do deputado estadual Cesar Valduga (PCdoB), a Casa Legislativa do Estado realizou na noite desta quinta-feira (9), um ato solene em homenagem à Associação Chapecoense de Futebol pela conquista do Campeonato Catarinense 2016 e em comemoração aos 43 anos do Clube
Chapecó – Falar da história do time do coração sem se emocionar é uma tarefa, deveras, árdua para os que acompanham a trajetória de um clube. Para os que torcem, comemoram, sofrem e choram junto com o time. Para os que batem no peito e dizem: “Eu sou Chapecoense!”. E foi regado a discursos emocionados e histórias compartilhadas com o Furacão do Oeste, que na noite desta quinta-feira (9), a Casa Legislativa do Estado homenageou a Associação Chapecoense de Futebol, em Chapecó. A proposição foi do deputado Cesar Valduga (PCdoB) e aprovada por todos os parlamentares da Casa.
A iniciativa do deputado propôs homenagear a diretoria, conselheiros, colaboradores, torcidas e os jogadores da Associação Chapecoense em comemoração aos 43 anos do Clube em reconhecimento a conquista do Campeonato Catarinense 2016. Proponente do ato solene, o deputado Cesar Valduga falou dos dois pilares que hoje movimentam a economia de Chapecó e citou a importância da Chapecoense para a cidade e a região.
“A economia de Chapecó hoje gira em torno da agroindústria e do esporte; com a nossa querida Chapecoense. Temos de reconhecer todos os esforços para que o nosso Furacão do Oeste chegasse ao patamar de hoje. São empresários, torcedores e os nossos jogadores que fazem com que a América volte os olhos para a nossa cidade”, pontuou.
O parlamentar relembrou do trajeto difícil que a Chapecoense encarou dede 2009 quando estava na Série D, até a coroação em 2013 com o acesso a Série A –, momento em que a Chapecoense colocou o nome de Chapecó na história da competição.
“É uma conquista lembrada e admirada em todo o país. Assim como foi a disputa da Copa Sul Americana em 2015, momento em que a Chapecoense atraiu os olhares da América com sua humildade. Temos de parabenizar toda a equipe de colaboradores, jogadores e a torcida que joga junto fora de campo. Temos muito a que comemorar e nos orgulhar do nosso Furacão do Oeste”, disse Valduga.
DE UM TIME SEM SÉRIE A UM CLUBE DE ELITE
Presidente da Associação Chapecoense de Futebol, o empresário Sandro Pallaoro disse que a Chapecoense tem se tornado um dos motivos de maior orgulho para a cidade de Chapecó, ao citar que o jogador do sub-17 Guilherme Puhl foi convocado à Seleção Brasileira de Futebol. Relembrou da emoção de o time conquistar a série A do Campeonato Catarinense, e da trajetória de um time “sem série a um clube de elite” que surpreendeu até os mais otimistas dos torcedores.
Pallaoro reforçou que a Chapecoense aumentou significativamente seus rendimentos, passando a viver um momento de maior conforto no setor financeiro. O crescimento expoente no cenário do futebol nacional deu espaço para novos investimentos e grandes contratações.
“Em 2012 éramos um clube que arrecadava R$ 1 milhão ao ano e fechamos o ano de 2014 arrecadando R$ 1 milhão ao mês. Tudo isso é fruto de um trabalho intenso. Somos um clube bem visto aos olhos dos outros clubes. Temos orgulho de parte do Rio Grande do Sul e do Paraná ter abraçado a nossa Chapecoense. Somos fortes porque somos unidos e unidos por uma causa: mudar o futebol”, assinalou o presidente.
Participaram ainda do ato solene, o deputado federal Pedro Uczai (PT) representando a Câmara dos Deputados, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), o presidente municipal do PCdoB, vereador Paulinho da Silva e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.
OS HOMENAGEADOS
Associação Chapecoense de Futebol
Arthur Badalotti: 1º Presidente Campeão Catarinense, no ano de 1977, representando e estendendo a homenagem a todos os outros presidentes até o atual, Sandro Pallaoro.
Sandro Luiz Pallaoro: Presidente Executivo
Plínio David De Nês: Presidente do Conselho Deliberativo
Ivan Tozzo: Vice-presidente Financeiro e Administrativo
Jandir Bordignon: Vice-presidente de Marketing e Patrimônio
Luiz Antonio Palaoro: Vice-presidente Jurídico
Gelson Dalla Costa: 1º Vice-presidente do Conselho Deliberativo
Gilson Vivian: 2º Vice-presidente do Conselho Deliberativo
Décio Burtet: Diretor Administrativo
Mauro Stumpf: Diretor de Futebol
—
Luciano Buligon: Prefeito Municipal
Paulinho da Silva: Câmara Municipal de Chapecó
Augusto Sergio Ferreira-Guto Ferreira: Técnico do Profissional
Edir de Marco: Presidente do Conselho Consultivo
Mauro Dall Bello: 3º Vice-presidente do Conselho Deliberativo
Nilson Folle Junior: Diretor financeiro
Aldo Bortolanza: Diretor Executivo
Luis Sérgio Grochot: Diretor Jurídico
Evandro Baldissera: Diretor de Patrimônio
Eduardo Luis Preuss: Gerente de Futebol
Cezar Antonio Dal Piva: Diretor de Futebol Amador
Adilson Kucharski: Diretor de Escolinhas
Ricardo Philippi Porto: Secretário do Conselho Deliberativo
Érico Luiz Valdameri: Gerente Executivo
Carlos Miguel Porto de Almeida: Gerente Operacional de futebol
Marcelo Zolet: Assessor Jurídico
Davi Barela Dávi: Conselheiro, neste ato representando todos os conselheiros da Associação Chapecoense de Futebol
Patrocinador AURORA Alimentos
Patrocinador CAIXA
Patrocinador UMBRO
Patrocinador UNIMED
Mascotes do Clube: Carlinhos e Madruga
Torcida Jovem
Torcida Guerreiros do Verdão
Torcida Barra da Chape
UNOCHAPECO – Universidade Comunitária Regional de Chapecó
UNOESC-Universidade do Oeste de Santa Catarina
ACIC/CDL/SICOM
DICAVE/VOLVO