Florianópolis – Na manhã desta quarta-feira (8), o deputado Cesar Valduga (PCdoB), esteve em reunião com o presidente da Companhia de Águas e Saneamento do Estado de Santa Catarina (Casan), Valter José Gallina, onde manifestou seu apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da estatal em sua campanha salarial.
No dia 25 de maio, em Florianópolis, os trabalhadores e trabalhadoras da Casan realizaram assembleia para discutir os rumos da campanha salarial, e seguem em estado de greve desde então.
A categoria tem como principais reivindicações:
– Pagamento integral do INPC – 9,8% (período maio de 2015 a abril de 2016);
– Renovação das cláusulas do ACT 2015/2016;
– Aumento real de salários (podendo se discutir a forma de se viabilizar);
– Jornada de 6 horas para todos (as);
– Fim das terceirizações;
– Mudanças na estrutura organizacional e na gestão da Casan (com redução do número de diretorias e de funções comissionadas e definição de um perfil técnico para estes cargos/ funções).
“Em solidariedade aos trabalhadoras e trabalhadores da Casan, estivemos em reunião com o presidente da empresa, Valter José Gallina, e pudemos apresentar nosso desejo de que o governo do Estado possa demonstrar seu respeito e valorização à categoria, atendendo, na medida do possível e dentro da legalidade, as suas reivindicações”, informou o deputado.
Na próxima sexta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Águas e Saneamento do Estado de Santa Catarina, Sintaema, convocou nova assembleia para que os trabalhadores avaliem as propostas, analisem todos os elementos, e possam, juntos, decidir se aceitam os resultados das negociações com o governo do estado, ou se entram em greve.
“Nos colocamos ao lado dos trabalhadores, tendo a clareza de que o governo tem aprofundado as negociações juntamente com o sindicato, e esperamos que o resultado seja o mais favorável para a categoria”, reafirmou Valduga.