A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acolheu, na tarde desta quarta-feira (1), indicação de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), solicitando à Secretaria de Estado da Educação e ao Governo do Estado a instalação de câmeras de monitoramento nos arredores das praças e escolas públicas no município de Chapecó.
Moradores tem demonstrado preocupação com o aumento no número de ocorrências no entorno de praças públicas e escolas, e foram apresentados diversos pedidos, por parte de lideranças comunitárias e pais de alunos, para que haja mais investimento em segurança pública e monitoramento nestes locais.
Segundo o deputado, nos últimos anos, houve um crescimento acentuado da violência no município, o que contribuiu para que a segurança configure como prioridade nas reivindicações da população. “É fundamental investir em segurança preventiva para proteger as crianças, adolescentes e as comunidades em que as escolas e praças estão inseridas e para coibir a ação de criminosos, especialmente, o roubo e o tráfico de drogas. A instalação de sistema de monitoramento, além de propiciar o aumento da segurança à comunidade, também contribui para maior resolutividade nas ocorrências e para a preservação do patrimônio público”, pontuou o parlamentar.