Em maio deste ano, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) e o deputado Jean Kuhlmann (PSD), da Frente Parlamentar da Inovação Catarinense, participaram de uma reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Alberto Chiodini, para debater como estavam as obras dos 13 Centros de Inovação Tecnológica em todo o Estado, bem como saber quais eram os projetos do Executivo para políticas públicas de incentivo a inovação tecnológica. No encontro, Chiodini apresentou um relatório dos oito Centros que já estão com as obras em andamento, sendo entre 30% e 60% da construção em fase de conclusão. Os centros de Chapecó, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul, Tubarão e Lages já iniciaram as obras, enquanto os outros cinco em Brusque, Rio do Sul, Florianópolis, Joinville e Criciúma ainda não iniciaram.
Em Chapecó, o Centro já está com 50% das obras concluídas
Chiodini expôs que a discussão está em torno do modelo de gestão dos centros e dos recursos para a compra dos equipamentos. Os prédios estão sendo construídos com recursos estaduais, através de financiamento com o BNDES. Em visita a Brasília, o deputado entregou um documento ao Ministério da Ciência e Tecnologia solicitando parcerias para garantir os recursos.
“Temos de pensar também que os Centros não podem ser somente incubadores , mas precisam ser fomentadores de pesquisa em cada região. Com isso, conseguiremos reverter as pesquisas em ações úteis que vão beneficiar a população regional”, pontuou Valduga. O deputado citou ainda que em Chapecó, um grupo de empresários se engajou na proposta para investir no Centro assim que ele for entregue.. “Quem ganha com isso é a nossa população. Teremos geração de empregos e melhorias na qualidade de vida”, concluiu.