Em abril deste ano, em reunião com o deputado Cesar Valduga (PCdoB), o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm, se comprometeu em realizar três ações sobre segurança pública, incluindo uma força tarefa em Chapecó. O encontro foi resultado de uma reunião de trabalho realizada na Câmara de Vereadores de Chapecó em março, por indicação do vereador Geromil Matte (PCdoB).
Valduga apresentou ao comandante o que foi discutido na reunião de trabalho, falando da sensação de insegurança da população. O comandante da PM se comprometeu em realizar uma força tarefa em Chapecó. Segundo ele, houve duas no ano passado, com bons resultados.
Hemm também se colocou à disposição para conversar sobre os Conselhos Comunitário s de Segurança (Consegs).
De acordo com ele, os Consegs precisam ser reativados com a sua filosofia original, fomentando a comunidade a buscar soluções locais para os problemas de segurança, em ações conjuntas da polícia e dos moradores. Para levar as questões apresentadas pelo comandante à comunidade, o deputado se comprometeu em realizar no segundo semestre uma audiência pública, por meio do Fórum Parlamentar do Oeste, com a presença dos deputados e também do comandante. A intenção é debater responsabilidades entre comunidade e autoridades.