Capinzal: O deputado Valduga se reuniu na Casa do Cidadão com os prefeitos de Capinzal, Ouro e Zortéa, ao lado do reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, com a representante da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carmem Pandini do Ministério da Educação, com a gerente de Educação da Regional de Joaçaba, Seila Ribeiro, e representantes de entidades e comunidade civil para discutir a possibilidade de instalação de um polo Ensino a Distância (EAD) da Udesc na região.
O deputado pontuou a necessidade de um polo da Udesc via UAB para oportunizar não somente aos jovens, mas a todos que têm interesse em ingressar no Ensino Superior, no sistema de ensino a distância. “Precisamos trazer um polo da Udesc para a região com cursos vocacionados, para que possamos fortalecer nosso Oeste, para que os nossos jovens e os futuros professores não saiam da nossa região”, assinalou o deputado.
O reitor da instituição, Antonio de Sousa, apresentou um panorama da universidade e disse que atualmente a Udesc é uma das melhores universidades públicas do país. Das 200 universidades mais bem classificadas, a Udesc está na décima colocação. “Temos novas tecnologias, modelos de ensino mais inovadores. Tudo isso porque entendemos que muitas pessoas gostariam de ter acesso ao Ensino Superior, mas tem dificuldade de se locomover até a sala de aula