Representantes de diretórios municipais de todas as regiões do Estado estiveram reunidos no sábado (21), em Florianópolis, para a realização da 18ª Conferência do PCdoB de Santa Catarina. O evento, que aconteceu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa (Alesc), elegeu o advogado e ex-vereador de Criciúma, Douglas Mattos, para presidir a sigla no próximo biênio.
O deputado Cesar Valduga saudou a realização da 18ª Conferência Estadual do PCdoB de Santa Catarina. Para o parlamentar, o momento foi de unidade e de renovar as esperanças. “Reunir representantes de todas as regiões onde o Partido se encontra atuante e debater nosso projeto para Santa Catarina e para o Brasil é algo entusiasmante”, afirmou.
Douglas sucede Angela Albino, que comandou os e as comunistas catarinenses na última década, período em que o PCdoB conquistou por três vezes uma cadeira na Alesc, da qual foi titular em dois mandatos, e que hoje é ocupada pelo chapecoense Cesar Valduga. Angela foi a primeira comunista catarinense a assumir uma vaga no parlamento estadual, e como suplente à Câmara dos Deputados, também estreou a participação da seção barriga verde do Partido em Brasília.
Foram 49 conferências municipais que elegeram 157 delegados e delegadas para a conferência estadual, etapa obrigatória para a participação no 14º Congresso Nacional do PCdoB, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, em Brasília.